Machado de Assis, 177 anos



 Machado de Assis

Machado de Assis

Em um 21 de junho, no Morro do livramento, Rio de Janeiro, há 177 anos, nascia aquele que se tornaria a glória da literatura brasileira. Joaquim Maria Machado de Assis, filho de operário e sem estudos regulares, teve seu primeiro trabalho publicado, um soneto, com apenas quinze anos. E não parou mais, passando por praticamente todos os gêneros: dez romances, 200 contos, 600 crônicas, sete coletâneas de poesias, dez peças teatrais, prefácios e críticas literárias, além de várias traduções.

À abrangência e complexidade das obras de Machado de Assis soma-se o universalismo legado à nossa literatura, possibilitando abordagens plurais por parte de estudiosos contemporâneos em diferentes linhas de pesquisa. Amostra representativa disso, que leva a um debate estimulante e descobertas instigantes sobre a vida e obra do autor, está reunida em Machado de Assis – Ensaios da crítica contemporânea. Também não surpreende sua projeção internacional, com a crítica machadiana no exterior revelando novas abordagens e ampliando o diálogo com os especialistas brasileiros.

Clique aqui para conferir outros títulos sobre Machado de Assis (até 23 de junho, todos estão com 20% de desconto) e aqui para fazer o download gratuito de suas obras.
(Fundação Editora da Unesp)



Conteúdo relacionado