UNESP – Exposição de Fotografias ‘Algo Mais’

Realização é do Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde da Unesp de Prudente

A exposição “Algo Mais” reúne 34 registros feitos a partir das ações dos pesquisadores ligados ao projeto temático “Mapeamento e análise do território do agrohidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema – São Paulo – Brasil: relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental”, desenvolvido pelo CETAS – Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde, na faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp de Presidente Prudente.

O coletivo CETAS de pesquisadores já há dois anos busca entender quais os desdobramentos do avanço do agrohidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema para o meio-ambiente, para o trabalho e para a saúde do trabalhador.

Pode-se observar, nesta exposição, registros feitos por três pesquisadores, abordando três eixos: trabalhador migrante, produção agroecológica e trabalhos de campo.

Busca-se oferecer, por meio da fotografia, a possibilidade de que as inserções do grupo em meio aos canaviais do Pontal do Paranapanema sejam de conhecimento, tanto da comunidade acadêmica, quanto da comunidade em geral.

As diversas realidades com as quais nos o grupo se depara permite entender quais são os processos, os conflitos e as formas de resistência oriundas do recente avanço da cana-de-açúcar nesta região que, historicamente, foi (e ainda é) palco de intensas disputas pela terra e pela água.

“Algo mais” vem trazer a proposta de enxergar algo mais, para além do que nossos olhos estão habituados sobre o Pontal do Paranapanema, seu povo, sua paisagem e suas multiterritorialidades.

AUTORES

DIÓGENES RABELLO
Geógrafo e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp, pesquisando na área de agroecologia e movimentos socioterritoriais.

JOÃO PAULO DE OLIVEIRA PIMENTA
Graduando do 4º ano de Lic./Bac. em Geografia pela FCT/Unesp, pesquisa na área de geomorfologia abordando a Fragilidade Ambiental no Pontal do Paranapanema.

LUCAS SILVA
Graduando do 1º ano em Geografia, é membro do CEGeT(Grupo de Estudos de Geografia do Trabalho).

MARIA JOSELI BARRETO
Geógrafa e doutoranda em Geografia pelo PPGG – FCT/Unesp, pesquisa na área de Geografia do Trabalho abordando as relações de trabalho nas usinas canavieiras do Pontal do Paranapanema.

ROBINZON PIÑEROS LIZARAZO
Sociólogo pela Universidad Nacional de Colombia e doutorando em Geografia pelo PPGG – FCT/Unesp, pesquisando na área de Geografia do Trabalho discutindo temas como educação, trabalho, juventude, campesinato e movimentos sociais.

A exposição está disponível para itinerância. Entre em contato com
joaopaulo.pimenta@hotmail.com

A coordenação do projeto (N° do Processo: 2012/23959-9) é de Antonio Thomaz Junior, professor da FCT/Unesp.

Baixe a apresentação, aqui.