Professores da Esalq lançam segunda edição do livro Microbiologia do Solo

A segunda edição do livro “Microbiologia do Solo”, editado por Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Fernando Dini Andreote, docentes do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) foi lançada no final de dezembro do ano passado.

O livro trata da vida no solo e faz uma interface entre suas características e o funcionamento das plantas, dando base à melhor utilização dos componentes da Biologia do Solo para a busca de uma agricultura mais produtiva e sustentável. O intuito da obra é fornecer informações importantes sobre o assunto, direcionado aos estudantes e pesquisadores das áreas biológicas e agronômicas e também na disseminação destes conceitos nos diversos componentes do setor produtivo agrícola.

Muito popular entre os alunos, a segunda edição do livro é uma atualização da primeira, produzida há 25 anos. Uma das razões para sua reedição foi a constante procura de graduandos querendo obtê-lo para a complementação de seus estudos. Todos os assuntos tratados na primeira edição constam nessa segunda e, ainda, foram incluídos novos tópicos, tornando-o mais moderno e de acordo com o atual nível dos conhecimentos.

Atualização

Essa segunda edição é composta por 225 páginas, divididas em 14 capítulos, e prefaciado pelo professor emérito da Esalq, João Lucio de Azevedo. Ao final de cada capítulo foi incluído um estudo de caso, que tem como proposta resumir o assunto e convidar o leitor a um exercício intelectual no emprego dos conhecimentos recém-adquiridos.

Um dos autores, o professor Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, destaca o fácil acesso ao livro que o formato on-line possibilita. “Tive a vida toda dedicada aos estudantes, fico muito feliz em fornecer, mais uma vez, um livro para o preparo de estudos, facilidade de aprendizado dos alunos e que teve muita procura deles. Pensando neles é que, dessa vez, fizemos uma edição como e-book, de tal forma que esse livro seja acessível a qualquer pessoa, isso é uma grande satisfação para nós”, ressalta Cardoso.

Para o outro autor, Fernando Dini Andreote, o Departamento de Ciência do Solo carecia de um livro para a graduação, e a ideia de atualizar essa obra que nasceu na Esalq e teve grande procura, foi atendida. “Essa versão mais atualizada, que fizemos juntos com os estudantes de pós-graduação, servirá para o ensino de graduação também. O livro atingirá um público maior do que imaginamos, não apenas para estudantes, mas para pessoas do setor produtivo, que carecem de informação a respeito de Microbiologia do Solo”, lembra Andreote.

Na cerimônia de lançamento dessa edição, o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, falou da importância da postura do Departamento de Solos em conseguir apresentar a versão atualizada de uma publicação que já existia. “Essa versão mais moderna passa a ser de grande importância para nossos alunos e alunos de fora da Unidade”, declarou.

Clique aqui para acessar o livro “Microbiologia do Solo”.

(Com informações da Divisão de Comunicação da Esalq)

(Portal USP)