Unesp entre as TOP 200 Universidades Jovens do Mundo

Ranking THE coloca instituição na posição 151-200

O Times Higher Education (THE) Young University Rankings posicionou a Unesp na faixa 151-200 entre as universidades mundiais abaixo de 50 anos.

Os critérios utilizados são ensino, pesquisa, número de citações, relações internacionais e com a indústria. A metodologia foi reestruturada, com tópicos ligados à reputação contando menos pontos com o intuito de refletir melhor as características das universidades jovens.

Após um hiato de cinco anos, a Unesp retornou para a lista do presente ranking na posição 151-200. Esse resultado se soma a outros significativos resultados no plano internacional, já que a Unesp é a primeira instituição de pesquisa nas Américas do Sul e Central e a 81ª no mundo no Nature Index 2016 Rising Stars. Além disso, no conceituado Ranking de Universidades da América Latina da THE – Times Higher Education, estamos na 11ª posição, sendo a 6ª melhor instituição brasileira. Além disso, entre os 36 cursos avaliados pelo THE em 2016, a Unesp apresentou 12 cursos entre os melhores 200 do mundo, sendo 3 desses entre os top 50.Todos esses dados são motivo de constante e cuidadosa avaliação da gestão da Universidade.

Mais informações sobre o ranking

Sobre a Unesp
A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no Interior; uma na Capital do Estado, São Paulo; e uma no Litoral Paulista, em São Vicente.

Veja vídeos institucionais

Português: https://www.youtube.com/watch?v=uxhax7hUrp0

Legendado em inglês: https://youtu.be/wOeoMq7tnX0

A Unesp, além de pública, com excelente qualidade e gratuita, tem características diferentes, pois está distribuída em todo Estado de São Paulo. Presente em 24 municípios, com 34 Unidades, somando 972.158,17 m2 de área construída e mais de 62.021.627 milhões de m2 de área física. São 51.896 alunos (as) matriculados (as), sendo 37.965 na graduação e 13.931 na pós-graduação (6.496 em mestrados acadêmicos, 883 em mestrados profissionais e 6.552 matriculados (as) em doutorados). Temos ainda cerca de 10 mil alunos em cursos adicionais de línguas, especializações (2099 em lato sensu) e a distância (846 em Licenciatura em Pedagogia EAD).

Com relação ao acesso à Universidade, o quadro discente vem sendo ampliado para alunos provenientes de escolas públicas por meio do programa de SRVEBP. As metas de inclusão estabelecem que, até 2018, 50% das matrículas em cada curso, em cada turno, deverão ser ocupadas por alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

São oferecidas 186 opções de cursos de graduação nas áreas de Biológicas, Ciências Exatas e Humanidades e temos 148 programas de pós-graduação, que oferecem 111 doutorados e 123 mestrados acadêmicos, além de 22 mestrados profissionais. Somos uma universidade reconhecida nacionalmente. No plano internacional, a Unesp é a primeira instituição de pesquisa nas Américas do Sul e Central e a 81ª no mundo no Nature Index 2016 Rising Stars. Além disso, no conceituado Ranking de Universidades da América Latina da THE – Times Higher Education, a Unesp está na 11ª posição, sendo a 6ª melhor instituição brasileira. Entre as Universidades com até 50 anos, a Unesp ficou na 4ª posição na América Latina, sendo a única representante no Brasil. Além disso, entre os 36 cursos avaliados pelo THE em 2016, a UNESP apresentou 12 cursos entre os melhores 200 do mundo, sendo 3 desses entre os top 50.

A Unesp está muito focada na manutenção do (a) aluno (a) dentro da instituição. Para isso, temos um Programa de Permanência Estudantil. Trabalhamos muito dando condições para que o (a) aluno (a) financeiramente carente não apenas entre na universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso. Para isso, oferecemos bolsas por meio das diferentes pró-reitorias, de Graduação, de Pesquisa e de Extensão. Dentro do programa de permanência, a Unesp possui restaurantes universitários e diversos auxílios, abrangendo as dimensões da moradia estudantil, do estágio, do aluguel, da alimentação e da área acadêmica,

Também existem as bolsas oferecidas em parceria com órgãos externos de fomento, como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Há também as bolsas de mobilidade estudantil, que facilitam a ida e a manutenção do (a) estudante no exterior.

Assessoria de Comunicação e Imprensa