Unesp participa de lançamento do Yellow Book of Brazil na China

Professores brasileiros integram publicação

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Foi lançado na última quarta-feira, na Universidade de Hubei, na China, o Yellow Book of Brazil, publicação bianual, da Editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que analisa situação econômica, política, social e cultural do Brasil para o biênio 2015-2016.

O livro é publicado pela Editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e tem como editora a Professor Liu Guozhi, da Universidade de Hubei.  O comitê editorial da publicação é dirigido pelo ex-embaixador da China no Brasil, Sr. Chen Duqing e pelo Professor da Unesp e Diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Luís Antonio Paulino. Também fazem parte do comitê editorial desta publicação os professores da Unesp, Marcos Cordeiro Pires e Tullo Vigevani.

Na edição 2015/2016 há artigos dos professores brasileiros, Marina Gusmão de Mendonça (Unifesp) e Daniel Campos de Carvalho (Unifesp), Solange Reis (Santiago Dantas) e Tullo Vigevani (Unesp), Francisco Luiz Corci (Unesp) e José Marangoni Camargo (Unesp), Luís Antonio Paulino (Unesp), Marcos Cordeiro Pires (Unesp), Hermes Moreira Franco (Universidade Federal da Grande Dourados), Daniel Bicudo Veras e Marcelo de Jesus Phinterner.

Estiveram presentes no lançamento, o Presidente da Universidade de Hubei, Professor Zhao Lingyun, o representante da Embaixada Brasileira em Pequim, segundo-secretário da seção política, Sr. Lucas Lima, o ex-embaixador da China no Brasil, Sr. Chen Duqing, o cônsul cultural do consulado da Inglaterra em Wuhan, Sr. Orlando Edwards e o representante do Consulado da França em Wuhan.

Discursaram no evento representando os autores chineses e brasileiros, o ex-embaixador da China no Brasil, Sr. Chen Duqing, o Professor da Unesp e Diretor do Instituto Confúcio na  Unesp, Luís Antonio Paulino e a Sra. Qiu Yang, vice-diretora da Divisão de Estudos Globais e Regionais da Editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais e o Sr. Lucas Lima, representante da Embaixada do Brasil  na China.

Na ocasião houve apresentações culturais do Brasil, França e Inglaterra pelos alunos desses países que participam de programas de intercâmbio naquela universidade. Da apresentação do Brasil, participaram  os alunos do Instituto Confúcio na Unesp e a Professora Aline Tedeschi, doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp – Campus Marília, que atualmente desenvolve pesquisa e leciona na Universidade de Hubei.

Portal Unesp