Unesp recebe representantes de projeto sobre rankings



Objetivo é firmar colaboração em estudo de rankings universitários

Texto: Comissão de Rankings da Unesp
Fotos: Amanda Fernandes (Assessoria de Comunicação e Imprensa – Unesp)

Estiveram reunidos no prédio da Reitoria da Unesp no último dia 25, representantes do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas Fapesp intitulado “Indicadores de desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas” e da Comissão Institucional de Rankings da Unesp, para uma aproximação voltada ao estudo do impacto dos rankings nas Universidades Estaduais Paulistas.

Participaram da reunião, pelo projeto, o seu coordenador, Prof. Dr. Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP, acompanhado pelo pesquisador Justin Hugo Axel-Berg, e, pela Unesp, o Chefe de Gabinete da Unesp, Prof. Dr. Carlos Vergani, o assessor de gabinete do vice-reitor, Prof. Dr. André Henrique Rosa, e membros da comissão de rankings da Unesp, nomeadamente: Prof. Dr. José Augusto Guimarães (PROPE, presidente da comissão), Helber Holland (APE, secretário da comissão), Flávia Maria Bastos (CGB), Patrícia Spadaro (AREX), Rogério Buccelli (APE) e Fábio Rosas (UNESP-Dracena).

Na ocasião, foram discutidas as trajetórias até então trilhadas pelo projeto de pesquisa e pela comissão de rankings da Unesp, e discutida uma agenda de colaboração entre ambos. Nesse momento, a Unesp pode relatar sobre a expertise institucional até então construída nessa temática, o que foi cotejado com os propósitos e as ações do projeto.

ranking-1.jpg
Figura 1 – Da esquerda para direta: Helber Holland, Prof. Dr. José Augusto Guimarães, Prof. Dr. Carlos Vergani, Prof. Dr. André Rosa, Fábio Rosas, Prof. Dr. Jacques Marcovitch, Justin Hugo Axel-Berg, Flávia Bastos e Patricia Spadaro
Conforme destacado pelo Prof. Marcovitch, o objetivo da pesquisa consiste em “ estruturar e implementar um sistema de indicadores para as Universidades Estaduais Paulistas, a fim de monitorar e aprimorar seu perfil internacional e desempenho institucional.”

ranking-2.jpg
Figura 2 – Prof. Dr. Jacques Marcovitch em exposição do projeto “Indicadores de desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas” na Reitoria da Unesp

Na ocasião, o Prof. Marcovitch oficializou à Unesp o convite para integrar o referido grupo, convidando-a a participar de um workshop a realizar-se no dia 22 de novembro, na Fapesp, que contará também com a participação de seu presidente, Prof. Dr. José Goldemberg, e de seu diretor científico, Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz.

O pesquisador Justin Hugo Axel-Berg, cuja dissertação de mestrado abordou a temática dos rankings universitários, destacou o trabalho até então realizado no projeto, para captação de dados de rankings das três universidades públicas paulistas para que se possa, na próxima etapa, analisar comparativamente os resultados obtidos.

A Comissão de rankings a Unesp irá trabalhar junto ao grupo de pesquisa visando a identificar novos indicadores e metodologias para análise do desempenho das Universidades Estaduais, o que contribuirá significativamente para o planejamento estratégico da Unesp.

Para mais informações, acesse https://ape.unesp.br/ranking ou consulte pelo e-mail rankings@reitoria.unesp.br

Portal da Unesp



Conteúdo relacionado