Programação debate relação entre Arte e Física



Tema ‘Música e som’ inaugura parceria entre Instituto Moreira Salles e Unesp

Texto e foto: Marcos Jorge

 

Curador da biblioteca do IMS, Miguel de Castilho esteve presente na cerimônia de inauguração da parceria

 

Uma parceria entre o ICTP-SAIFR, localizado no Instituto de Física Teórica da UNESP, e o Instituto Moreira Salles (IMS) irá levar ao público em geral debates que irão relacionar ciência e arte. Os encontros serão realizados na primeira sexta-feira do mês e reunirão um cientista e um não-cientista para discutir assuntos em comum.

Os encontros do “Ciência em Diálogo no IMS: Física e Arte” acontecerão ao longo do primeiro semestre no novo prédio do IMS, inaugurado na avenida Paulista, em Setembro do ano passado. “A avenida Paulista é uma região muito pulsante e é neste espaço que nós realizaremos nossas atividades de oficinas, cursos e debates, que serão inauguradas com essa parceria com o ICTP-SAIFR”, explicou Miguel de Castilho, curador do IMS.

A primeira atividade irá convidar o físico Nathan Berkovitz, diretor do ICTP-SAIFR e especialista na área de supercordas, para debater o tema “Música e Som” ao lado de Flo Menezes, diretor do Studio PANaroma de Música Eletroacústica e professor do Instituto de Artes da UNESP. A programação completa pode ser vista aqui.

Berkovitz e Miguel de Castilho estiveram presentes no evento de inauguração da parceria ao lado de Peter Goddard (ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, nos EUA, e presidente do comitê científico do ICTP-SAIFR) e Fernando Quevedo (professor da Universidade de Cambridge e presidente do comitê diretivo do ICTP). “O ICTP-SAIFR sempre se preocupou em promover a ciência para o público em geral. Acredito que cientistas e artistas têm algo em comum que ambos são muito bons em criar universos em suas mentes”, destacou o pesquisador nascido na Guatemala.

Ex-diretor do renomado Instituto de Estudos Avançados em Princeton, nos EUA, Peter Goddard destacou que instituições líderes de pesquisa como o ICTP não devem trabalhar de forma isolada do restante da sociedade. “Instituições como esta devem ter como parte de sua missão interagir com o público mais amplo possível. Uma das formas de promover essa interação é por meio de atividades culturais como esta que está sendo inaugurada. Em Princeton, por exemplo, isso tem sido feito desde seus primeiros dias de existência”, afirma.

Após a cerimônia, o professor André de Gouvêa, da Northwestern University, nos EUA, apresentou a palestra de divulgação “O que a gente sabe que não sabe: neutrinos, matéria escura e outros fenômenos fantasmagóricos”.

Sobre o ICTP-SAIFR
O ICTP-SAIFR é o braço sul-americano do Centro Internacional Abdus Salam para Física Teórica (ICTP) criado em 2010 em colaboração com a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Agência de Financiamento da Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Além de realizar pesquisas em física teórica de impacto mundial e estimular a pesquisa na América do Sul, o instituto tem foco em oferecer atividades de extensão para aproximar a física do público em geral.

Portal da Unesp



Conteúdo relacionado