Exposição Evolução do Suporte Físico da informação



Material que conta essa história fica no hall da Reitoria, em SP, de 26/11 a 13/12

A exposição EVOLUÇÃO DO SUPORTE FÍSICO DA INFORMAÇÃO, idealizada pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), demonstra o caminho percorrido pela informação através do seu suporte físico. Ela ficará no Hall da Reitoria da Unesp, em São Paulo, SP, de 26 de novembro a 13 de dezembro. Haverá na exposição audioguias que permitem acessibilidade a pessoas com deficiência visual.

Segundo os organizadores, do impresso ao ambiente online, o registro do conhecimento é garantia de preservação e divulgação, além de ser matéria-prima para a produção de novos conhecimentos.

A Unesp, através das suas bibliotecas, seleciona, adquire, organiza, divulga e proporciona a recuperação da informação, qualquer que seja seu suporte físico. Como apoio fundamental ao Ensino, Pesquisa e Extensão, as bibliotecas oferecem serviços e produtos que visam atender as necessidades informacionais do variado corpo docente e discente da universidade.

Atentas ao rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, as equipes das bibliotecas da Unesp atualizam-se constantemente para oferecerem aos usuários acesso a uma infinidade de informações.

Ciente da necessidade de promover a acessibilidade à informação, a Coordenadoria Geral de Bibliotecas, por meio do Grupo de Acessibilidade da Rede de bibliotecas da Unesp (GARBU), em parceria com o Laboratório de Acessibilidade e Desenvolvimentos (LAD) da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, criou o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação (SIAI), voltado ao atendimento dos usuários cegos ou com baixa visão. Através de tecnologia assistiva, constituída de equipamentos e softwares próprios, esses usuários conseguem acesso à informação.

O SIAI, inicialmente implantado na biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília e na Faculdade de Ciência e Tecnologia do Campus de Presidente Prudente, já foi estendido a outras 4 unidades que possuem usuários com deficiência visual (Assis, Bauru, Franca, Ilha Solteira).

Futuramente, o SIAI atenderá usuários com outros tipos de deficiência, assegurando-lhes as condições necessárias para o acesso aos recursos informacionais das bibliotecas da Unesp.

(Portal Unesp)



Conteúdo relacionado