Unesp oferece cursos grátis com recursos de acessibilidade



Ação do Núcleo de EaD atende pessoas com deficiência visual ou auditiva/surdez

O Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD/Unesp) disponibiliza, por meio da Unesp Aberta (www.unesp.br/unespaberta), dois novos cursos: “Educação Inclusiva e Especial” (http://goo.gl/OCGrcx) e A Lei de Diretrizes e Bases” (http://goo.gl/PD1UTn). O que os diferencia dos demais são os recursos de acessibilidade disponíveis, que possibilitam equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência auditiva ou visual.

Em dezembro de 2013 o NEaD/Unesp lançou o primeiro curso no modelo Massive Online Open Courses (MOOC) com recursos de acessibilidade do mundo. O objetivo do NEaD/Unesp é ampliar a disponibilização de novos cursos com acessibilidade durante o ano de 2015.

Para tornar os cursos acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva/surdez, a equipe do NEaD/Unesp tornou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) navegável com leitores de tela e autoconfigurável, para que os cursistas possam escolher vídeos com libras, legenda e audiodescrição; textos digitais com descrições de imagens e tutoriais acessíveis. Além disso, o cursista pode contar com o auxílio de especialistas em acessibilidade pelo e-mail acessibilidade@nead.unesp.br.

A Unesp Aberta é uma iniciativa do NEaD/Unesp que foi lançada em 2012 com o intuito de democratizar o acesso à informação e favorecer a construção do conhecimento. No total já são 70 cursos disponíveis na ferramenta online, que possui mais de 83 mil usuários cadastrados.

Seguindo tendência mundial, a Unesp, por meio do seu Núcleo a Distância, foi a primeira universidade pública brasileira a ofertar cursos gratuitos e online. Instituições internacionais, como MIT, Harvard, Yale e Stanford, foram pioneiras em criar um canal para disseminar conteúdos produzidos dentro da universidade.

Para o professor Dr. Klaus Schlünzen Junior, coordenador do NEaD/Unesp, além do pioneirismo, esta é uma iniciativa de bastante relevância para o âmbito educacional no Brasil, pois potencializa o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação. “A Unesp Aberta é extremamente importante para toda a comunidade, pois com esse passo cumprimos nosso importante papel social e geramos um diálogo sobre a necessidade de planejar uma Educação a Distância de qualidade sob a perspectiva inclusiva.”

Conheça a Unesp Aberta: www.unesp.br/unespaberta

Informações
imprensa@nead.unesp.br

Jéssica Miwa/Imprensa NEaD/Unesp
(Portal Unesp)


Conteúdo relacionado