Jogo brasileiro ensina física com missões para colonizar Marte



Atividade ajuda a formar futuros cientistas

Criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no projeto São Paulo Research and Analysis Center (Sprace), o jogo Sprace Game 2.0 ensina conceitos básicos de física de partículas em missões para colonização de Marte.

“O visual, os desafios propostos e especialmente o conteúdo por trás das missões fazem com que o jogador se divirta enquanto entra em contato com conceitos importantes da física das partículas subatômicas, grande objetivo da iniciativa,” explica o professor Sérgio Ferraz Novaes.

Veja o jogo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=t8MLHxpYvPw

Nas missões o jogador pilota uma nave miniaturizada e precisa capturar partículas de substâncias específicas e levá-las até o laboratório. A cada fase, o laboratório aprende com os elementos capturados e se torna mais complexo, exigindo coletas de substâncias mais complexas para análise.

As missões de captura são etapas necessárias para a preparação de marte para uma futura colonização humana. Enquanto joga o usuário é apresentado aos poucos aos elementos da tabela periódica e sem perceber acabar aprendendo a trabalhar com a tabela, consultando quantos nêutrons e prótons são necessários para gerar cada elemento. Em alguns momentos é necessário coletar quarks para formar os nêutrons e prótons antes de formar os elementos finais. Os pesquisadores garantem que o jogo obedece exatidões científicas sem prejudicar a diversão.

Estão disponíveis duas versões, uma para Windows e outra em Java que deve rodar em quase todos os sistemas operacionais. Para baixar acesse: clique aqui

O jogo é diversão obrigatória para os nerds que querem saber um pouco sobre o que os pesquisadores do CERN fazem no acelerador de partículas e como estas pesquisas podem nos ajudar no futuro. Aproveite e apresente o jogo para uma criança conhecida e ajude a formar nossos futuros cientistas.

Leia mais em: http://showmetech.band.uol.com.br/jogo-brasileiro-ensina-fisica-com-missoes-para-colonizar-marte/#ixzz3SVdHsJtLÂ

Follow us: @showmetech on Twitter | showmetech on Facebook

Fonte: Maicon Strey, do Showmwtwch
(Portal Unesp)


Conteúdo relacionado